Bem vindos ao meu Blog!

Bem vindos ao meu Blog!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Comunicação e Educação

            Atualmente podemos dizer que tudo  mudou, de uma forma geral, estas mudanças nos fazem perceber que estamos vivendo em um mundo melhor.
            É fácil descrever as formas de educação e de comunicação dos dias de hoje, pois estamos vivenciando esta era, temos TV, celular e computador como formas de comunicação e que também podem ser usadas na educação,principalmente o computador, como meio de pesquisa.
            Há 40 anos atrás  isso não era possível,  pois os meio de comunicação mais usados eram cartas e telegramas meios que exigiam um certo tempo para se obter alguma resposta, dificultando o processo de informação.
            Os alunos de hoje, porém não sabem de um terço das dificuldades passadas em décadas anteriores.
Sabemos que não existia transporte, os alunos que moravam mais próximos da escola deslocavam-se a pé, e quem moravam mais longe normalmente  ia a cavalo.
            O professor normalmente morava na escola ou em residências de famílias próximas, e o material de apoio nas aulas era o giz e o quadro negro, além dos escassos livros didáticos.
Hoje a condição é um pouco mais tranquila,  as escolas recebem gratuitamente  livros didáticos fornecidos pelo MEC,  para serem distribuídos  aos alunos, servindo como material de apoio para o professor, quanto a questão do transporte algumas coisas também mudaram, o aluno é pego praticamente na porta de casa e desembarca no pátio da escola.
                        A educação de 40 anos atrás,é muito diferente da atual, por isso busquei informações com a srªa Vitória Lurdes Bringmann, minha visinha, ela afirma: “ antigamente os pais consideravam o professor como o responsável pela educação do filho. Apoiavam as decisões do professor. Isso não mais acontece, pois têm pais que defendem seus filhos, mesmo sabendo que eles não são “anjinhos”.             Antigamente, muitos pais não sabiam ler e escrever, por isso o professor era considerado o mestre, aquele que sabia tudo.Hoje, muitos pais também estudaram e discutem com os professores até sobre conteúdos, se são importantes, necessários, ou não ”, as coisas mudaram.
            Quanto ao futuro D. Vitória argumenta; “tem pessoas que dizem que o professor está em extinção, em função da tecnologia. Não penso assim. Mesmo com toda a tecnologia, sempre será importante e necessária a figura do professor para o aluno. Mesmo que o aluno tenha onde pesquisar, sempre deverá ter alguém que o oriente”.

 Imagem 01: Educação antes e agora. Fonte: http://filosofonet.wordpress.com/2009/07/19/afinal-qual-e-o-problema-da-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário