Bem vindos ao meu Blog!

Bem vindos ao meu Blog!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Candelária ♫

Apresento-lhes a minha cidade: Candelária


Candelária foi fundada em 7 de julho de 1925, sua população atual é de 30.171 hab, possui uma área de 940,11 km².
 O município possuí 4.725 propriedades rurais, com média de 20 há, onde as principais culturas produzidas são a cultura do tabaco, calçados, móveis, produtos cerâmicos, milho, arroz, soja, feijão, ovinos e bovinos, da agricultura oriunda mais de 60% da economia do município.
O relevo varia de montanhoso no norte, contando também com chapadas, planícies retilíneas e coxilhas no sul, sendo uma área de transição do Escudo Rio-Grandense.

Minha cidade ocupa a área central do estado, assim como podemos observar no mapa:


Faz limite com as as cidades de : Novo Cabrais,  Vale do Sol, Vera Cruz, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Cerro Branco e Passa Sete,  pelas vias de acesso da RS 287, RS153, RS 400, RST 410 o que facilita o escoamento da produção dos produtos da agricultura, que é a principal economia do município.




Candelária –  A capital dos dinossauros
A terra do botucaraí é uma das raríssimas localidades que teve o pivilégio de guardar em suas entranhas esse patrimônio inestimável, que tanto veio enriquecer o estudo da Paleontologia.
Há milhões de anos várias espécies de dinossauros viveram por aqui e daqui já foram extraídos  vários esqueletos completos de dinossauros, podendo ser encontrados na Alemanha, Estados Unidos além de vários museus do país, e é por isso que nosso município é considerado a capital dos dinossauros.


Símbolos
Brasão - Foi criado pelo professor Arno Immig, o brasão do município de Candelária foi instituído pela Lei Municipal n°6, datada de 7 de julho de 1970.
O brasão é constituído de um escudo com uma águia na parte superior, que simboliza a colonização germânica. Logo baixo, representando o povo luso, encontra-se uma cruz. Cada um dos quatro quadrados possue um desenho com um significado específico: um facha aceso simbolizando o espírito dos primeiros colonizadores; o Cerro Botucaraí e a Ponte do Império como patrimônios históricos, por fim, o símbolo da indústria e comércio, significando o progresso. Um ramo de arroz à direita e outro de fumo à esquerda, ambos florescendo, aparecem sustentando o brasão, simbolizando a importância da agricultura.



A bandeira - Por incrível que pareça a bandeira foi criada por uma aluna do 1° ano do ensino médio do Colégio Medianeira: Mara Porto.
Em 1975 havia sido feito um concurso para desenhar a bandeira de nosso município, ela recebeu apoio de sua irma que na época era professora de artes. O desenho foi criado a partir de informações de arno Immig, autor do brasão. Simbolizando o céu, o fundo é azul e o branco traduz a paz.



Mascotes: Candinos
Os mascotes são baseados na descoberta dos inúmeros fósseis de dinossauros.



"(...) vê que bela paisagem se vislumbra,
vê que solo fecundo e abençoado(...)" ♫
 
Turismo - Belezas Naturais e Boas Práticas em Destaque

O turismo vem conquistando seu espaço, principalmente no interior, onde está sendo apontado a necessidade de diversificação de culturas, que atualmente é o tabaco, e as boas praticas vem sendo reconhecidas e divulgadas, aumentando assim a atividade turística de nosso município.
Cascata da Ferradura
Situa-se na localidade de Roncador, quase divisa com o município de Sobradinho. Está escondida entre penhascos e matas e somente aquele com muita coragem para  visualizar sua beleza pois até mesmo os raios de sol, tem dificuldade de entrar.

Ponte do Império 
Está situada na localidade de Alto Passa Sete, a 17 quilômetros da cede do município, f oi construída entre os anos de 1879 e 1880, pelo arquiteto e imigrante alemão Carlos Himberto Puhlmann, Passaram por esta ponte, tropas muares, com cargueiros de mercadorias – a erva mate – fazendo comércio entre os habitantes do “pampa” e os de “cima da serra”

Engenho da Serra Moinho Colonial
Também são localizados na localidade de Passe Sete, a poucos metros da Ponte do Império. São património restaurados e é a própria natureza que impulsiona seus funcionamentos apartir da água que por ele passa.



Aqueduto
Localiza-se na localidade de Linha Curitiba, mede 304 metros de comprimento e possui  79 arcos.
“Sobre o dorso do Aqueduto, fluía a água captada no Arroio Molha Grande, que acionava duas rodas d’água, gerando força motriz para mover um engenho de serra, um moinho de milho e trigo, pilões para o cancheamento de erva-mate e um pequeno descascador de arroz, estando tudo desativado há muitas décadas.” Fonte: http://www.candelaria-rs.com.br/ 

Fonte: Cristiana Rehbein.

Cerro Botucaraí 
Localiza-se na localidade de Vila Botucaraí. É considerado um dos morros isolados mais altos do estado. Existem muitas lendas sobre o mesmo, e é por uma destas lendas que em todas as sextas feiras santas centenas de pessoas sobem o morro para pagar promessas, colher chá de marcela e buscar a água que é considerada santa.
Fonte:Cristiana Rehbein.

Balneário Carlos Larger 
Popularmente conhecido por “prainha”, o balneário localiza-se as margens do rio pardo, é palco de lazer aos finais de semana. Durante a temporada de verão o balneário Carlos Larger proporciona eventos importantes como o Campeonato Praiano de Futebol Cinco, campeonato de vôlei e o Concurso Musa do Sol.
Fonte: http://www.candelaria-rs.com.br/


Horto Medicinal Girassol
Iniciativa de um grupo de mulheres da localidade de Alto Passa Sete, com intuito de resgatar a tradição de cultivar e produzir ervas, chás, e xaropes e outros remédios que eram feitos nos tempos passados.
Lá encontramos uma grande variedade de chás e ervas, canteiros representativos em forma de madala, com mais de 100 variedade de ervas aromáticas e condimentares além do relógio do corpo humano.

Fonte: Cristiana Rehbein

Museu Rural
O Museu Rural localiza-se na localidade de Alto Passa Sete. É um espaço que permite aos visitantes  visualizar instrumentos e utensílios usados pelos personagens que habitaram a região desde a passagem dos tropeiros. Riqueza histórica e cultural.
Fonte: Cristiana Rehbein




Agroindústria Rodeio da Figueira
Situa-se na localidade de Alto Passa Sete, tem como matéria-prima o melado.
O empreendimento é totalmente tocado pela familia Hennig. A denominação do nome está associada a uma grande árvore de figueira que existia à beira da estrada, hoje desaparecida. Conta-se de que ao lado desta figueira existia uma alambique que vendia cachaça e melado aos tropeiros que ali cruzavam.




Festas
As festas também vem a atribuir para divulgação das boas práticas locais, principalmente as iniciativas dos pequenos agricultores de nossa cidade, e é por este motivo que lhes apresento algumas delas.




Expocande

A comunidade candelariense, sentia a necessidade de realizar um evento capaz de demostrar a força econômica e suas potencialidades para a região e o estado, bem como proporcionar lazer, entreterimento e integração aos vistantes e por isso foi criada a festa/feira da Expocande.

ChocoCande
A chococande é uma festa realizada durante a páscoa,valorizando o sabor do chocolate caseiro e as belezas do artesanato local. A promoção é da prefeitura, através do gabinete da primeira-dama e da secretaria municipal de Assistência Social, e teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária e da Emater.
Os chocolates são feitos pelos grupos de mulheres do interior do município, que recebem capacitações para a fabricação dos chocolates. Estes, se unem, formando assim um grande grupo que se organiza para fabricar os doces da festa, e o lucro e repartido igualmente entre todos os grupos participantes.
Fonte: Cristiana Rehbein
Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais
O Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais busca a valorização das comidas típicas do interior do município de Candelária. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Turismo Cultura e Esporte e Emater/Ascar, o roteiro foi definido através de um prévio mapeamento, nos quais foram observadas características próprias de cada localidade incluída. Em 2011, a idéia é promover uma etapa a cada mês, na qual está incluída também uma proposta cultural, em que a cada festival será realizada uma apresentação artística.
As atrações do Roteiro são os seguintes: Festival do Arroz, Festival das Carnes e do Chucrute, Festival do Churrasco, Festival da Cuca e da Lingüiça, Festival do Porco no Rolete e Festival do Custelão.
As apresentações artísticas ficam a cargo da Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo, CTG Sentinela do Pampas e Orquestra do Colégio Medianeira.



 
FESTA DA COLONIA
Caracterizada por uma forte influência germânica, a cidade de Candelária vem realizando nos últimos quatro anos a Festa da Colônia, em comemoração ao aniversário do município.
Na zona rural, mais conhecida como colônia, podemos identificar hábitos e costumes trazidos por imigrantes alemães, e, a gastronomia é uma dessas heranças. Com a finalidade de valorizar as delícias produzidas pela colônia foi idealizada em 2008 a 1ª Festa da Colônia em Candelária. 

Comunidade: Linha do Rio 

Linha do Rio é conhecida como a “localidade da terra boa”. Banhada pelo arroio do Quilombo e o Rio Pardo, possui áreas planas as margens dos rios, com o solo areno-argiloso, de fácil manejo aos agricultores e de ótima fertilidade.
Fonte: Cristiana Rehbein Acervo: Pessoal - encontro do Rio Pardo com o Arroio Quilombo


Belas paisagens se fazem presentes por conta da preservação das matas.
Fonte: Cristiana Rehbein
Fonte: Cristiana Rehbein. Acervo: Pessoal 



 A comunidade também conta com uma escola pólo, que atende cerca de 265 nos turnos de manhã e tarde.
Fonte: Cristiana Rehbein


A soberania alimentar se faz presente em minha localidade.
Fonte: Cristiana Rehbein. Acervo pessoal.


Linha do Rio, é uma localidade bastante desenvolvida, muito rica em recursos naturais, além da diversidade cultural, a localidade é destaque na agricultura familiar, pois possui índices de produção bem elevados, e obviamente é um ótimo lugar pra se morar.

 Para conferir mais sobre a riqueza de minha cidade/comunidade, venha você conhece-la pessoalmente!

2 comentários:

  1. Oi Cristiana!
    Viajei por Candelária virtualmente!
    Belo passeio o meu!
    ChocoCande...hummmmm...delícia!
    Parabéns pelo blog!
    Abçs! Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, estava a procura de alguns dados de Candelária que não encontrava de jeito algum, você me ajudou mt. Agora meu projeto está completo com dados do município.

    ResponderExcluir