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quinta-feira, 4 de abril de 2013

Museu Virtual




Conhecendo o entorno escolar e suas histórias

Cristiana Rehbein

   Resgatar o passado é uma maneira de preservar a história de um determinado local. Lidamos com testemunhos parciais, e a junção de relatos de líderes e pioneiros, acrescentadas de pesquisas etnográficas e bibliográficas de jornais e livros, nos trás uma riqueza cultural, a qual diz respeito a todas pessoas inseridas em uma comunidade. Para que não se perca esta riqueza, venho propor a apresentação e a sistematização de dados coletados, referentes ao entorno escolar na forma de um “Museu Virtual” para que a comunidade possa conhecer melhor a escola e a si mesma.
    Localizada na localidade de Linha do Rio, interior de Candelária, a Escola Municipal de Ensino Fundamental  São Paulo teve o inicio de suas atividades marcado na sede de um antigo armazém. Uma experiência que deu certo, e gerou na comunidade escolar, a vontade de ter um prédio próprio para que se desenvolvesse atividades educativas. A comunidade se unio, parte do armazém existente foi derrubado, e por meio de doações de tabuas e tijolos, fora construído o primeiro prédio da escola, existente até hoje.

Imagem 01: Lado esquerdo da foto: Antigo Armazém, onde funcionava a escola.
Fonte: Arquivo Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo

     A denominação do nome da escola, veio através do seu primeiro professor, Sr. Leopoldo Wille, professor Estadual do Ensino Fundamental, que por motivo de fé a denominou como Escola Municipal São Paulo em homenagem ao apostolo São Paulo, patrono da escola.
Imagem 02: Patrono da Escola
Fonte: http://www.sintoniasaintgermain.com.br/santos.html

    Por muitos anos a escola era mantida pela comunidade. Composta por aquele único prédio que só ampliou-se quando o município apoderou-se dela. Hoje ela conta com 3 prédios com 12 salas de aula, sala de direção e supervisão, sala dos professores,biblioteca, laboratório de informática, sala de recursos especiais, sala de educação infantil, pracinha, sala de artes, cozinha, refeitório, ginásio, barzinho, campo de futebol, além de uma ampla área de circulação.
Imagem 03: Ampliação da Escola com a apoderação do município
Fonte: Arquivo Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo.



Imagem 04:    Predio Atual
Fonte: Acervo Pessoal


   Hoje, atende as mais distintas localidades, sendo elas: Linha do Rio, Costa do Rio, Chapadão, Barra do Quilombo, Quilombo, Linha Ana, Linha São José, Três Cunhados, Linha Alta, Linha do Sul, Linha Facão e Faxinal, atingindo a um público de mais de 250 alunos.
Imagem 05:  Divisa de localidades
Fonte: Acervo Pessoal


Mas o que teria contribuído para que a escola se constituísse em tal local?
Bem, se realizarmos uma analise do entorno, veremos de que poderia ser um ponto estratégico, e a localidade de Linha do Rio, desde a muito tempo vem se destacando em seu desenvolvimento, bem como sua forma de organização.
   Vejamos alguns exemplos:
Antigo Armazém:  Era um dos principais locais onde a comunidade comprava e vendia seus alimentos de consumo, bem como se reuniam aos domingos para jogar o tradicional jogo de “schafkopf”¹.
¹ Schafkopf é um jogo de cartas típico de Baviera , Alemanha. Trazido pelos imigrantes alemães e cultivado até hoje. A tradução literal do nome é cabeça de ovelha", ainda que não parece ter relação com a mecânica nem com as cartas.

       O  armazém, era a maior casa comercial existente na região, conforme relatos de líderes e pioneiros, “Tudo que tinha na cidade, tinha na casa comercial do Carlos Rohde”. Tudo sempre estava disponível para venda desde o menor prego, até a mais sofisticada roupa. Era um tempo de trocas e confiança. Onde a comunidade tinha a credibilidade de comprar seus produtos e “paga-los” na safra, entregando ao dono do estabelecimento uma parte da safra colhida.

Imagem 06: Antigo armazém
Fonte: Acervo Pessoal


   A localidade também se destacava por possuir o primeiro hospital do município, o qual atendia a comunidade e região. Hoje já desativado, localiza-se na propriedade da Família Christamann, que o utiliza como depósito.
Conta-se de que o hospital pertencia a Comunidade Evangélica Alemã da Linha do Rio. “No hospital eram feitas cirurgias das mais complicadas, foram salvas muitas vidas naquele local”. 
Processos cirúrgicos erram feitos a base de Éter  colocado em um pano e posto sobre o nariz do paciente, o qual dormia e não sentia a dor. Quanto aos remédios, o estoque ficava armazenado em um porão, embaixo do hospital, como forma conservação.


Imagem 07:  hospital
Fonte: Acervo Pessoal


   Também contava-se com um famosos Salão Comunitário, na época denominado como Salão Ziemann, Era um salão de bailes e atendia a mais alta sociedade de época. Servia como ponto de referência para os tropeiros/cavaleiros, bem como era um local de estalagem dos viajantes. 
Na época existiam poucas igrejas, no entanto, o local também servia como "capela", para que se realizasse  velórios da comunidade em geral.”

Imagem 08:   Salão comunitário
Fonte: Acervo Pessoal


    Sobre o entorno ainda podemos destacar as potencialidades existentes, como por exemplo, os recursos hídricos.
      A localidade de Linha do Rio, recebe este nome, devido ao fato de que praticamente todas as propriedades são cortadas pelo Rio Pardo.
Imagem 09:    Rio Pardol
Fonte: Acervo Pessoal



      Além disso, nas proximidades da escola também podemos destacar um fenômeno natural ocorrente, sendo a junção do Rio Pardo com o Arroio do Quilombo.




Imagem 10:  Junção do Rio Pardo com o Arroio Quilombo
Fonte: Acervo Pessoal

     Com tantas belezas naturais, o turismo também vem conquistando espaço na localidade. Sempre respeitando as leis ambientais, produtores vem apostando no turismo como fonte de renda de suas propriedades.
     
   A disponibilidade farta dos recursos hídricos, também resultam em algumas ações necessárias, como a construção de pontes utilizadas para que os moradores possam passar de tratores e carroças para fazer o cultivo de produções nas áreas localizadas as margens do rio e arroio, nas chamadas vargens. 
Imagem 11:    Ponte de acesso a lavouras
Fonte: Acervo Pessoal


           Também é comum encontrarmos as famosas pinguelas. Linha do Rio conta com quatro delas, que tem por finalidade principal unir esta localidade com a localidade de Linha Passa Sete, localizada as margens do outro lado do rio.
     Conta-se de que antigamente estas “pinguelas” eram construídas pelos próprios moradores da comunidade, que juntavam algumas tábuas e as construíam. No entanto devido a sua grande utilidade, passaram a ser construídas pelo poder púbico. 

Imagem 12:    Ponte pencil
Fonte: Acervo Pessoal


   Depoimentos de protagonistas da história local, contam de que a comunidade também contava com outro meio de acesso de uma localidade a outra. Uma famosa barca, responsável pela travessia de muitas pessoas. E era por esta barca que pessoas de outras cidades se deslocavam até o centro de Candelária. O barqueiro de época era o Sr. Apollo.         Por lá passavam as charretes, cavalos, carroças, carro e o gado que abasteciam estabelecimentos locais. A barca suportava um peso de até 20 mil kg, e era puxada manualmente por uma espia de aço.



Imagem 13:    Barca
Fonte: Alcení Gassl


    A localidade possui terras muito férteis de solo areno-argiloso, de fácil manejo aos agricultores proporcionando uma alta produção a cada colheita.
Imagem 14:Visão geral do relevo
Fonte: Acervo Pessoal


      Aspectos geográficos contribuem muito para o pleno desenvolvimento da comunidade. E se a colheita é boa de produção farta, é preciso de organizar para a secagem de grãos, para isso a localidade conta com um secador de grãos, organizado de forma de associação. O Condomínio, como é chamado, atende cerca de 15 famílias.


Imagem 15:    Condomínio
Fonte: Acervo Pessoal



Conta-se por um caminhoneiro antigo, de que outro meio de desenvolvimento da localidade, foi o asfalto.O trajeto de 15 km sua casa até o sede do município era realizado em cerca de 40 minutos, e hoje pode ser feito em 15 minutos. A localidade de Linha do Rio, é a unica no meio rural que possui suas estradas asfaltadas.


Imagem 16:  Asfalto
Fonte: Acervo Pessoal


    Desta forma encerro os relatos do entorno escolar, ressaltando de que assim como a localidade de Linha do Rio tem sua história, cada localidade, local, ou pessoa, também possui a sua. É preciso conhece-la para que se saiba a nossa origem, somente a conhecendo, percebemos as mudanças e seus valores. Tenho claro, de que esta é apenas uma parte, ou seja, fragmentos de relatos adquiridos. Tudo o que aqui consta, foi coletado através de conversas com líderes e pioneiros locais.
     Para finalizar, faço referência ao livro Marxismo e a Filosofia da Linguagem, escrito por Mikhail Bakhtin que através de sua obra nos faz pensar que não estamos sozinhos no mundo, precisamos do outro para nos comunicarmos e conhecer melhor o nosso entorno bem como a realidade que iremos nos inserir, ele ressalta de que a linguagem da historia de cada local é social e não individual, e é com o contato com os pioneiros e lideranças que podemos conhecer melhor esta realidade e valorizá-la por sua historia.

OBS: Por questões éticas, optei em não mencionar nomes e nem fotos das pessoas entrevistadas. 

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